O símbolo do Eneagrama e a sua história

“Conhecer os outros é inteligência,
conhecer-se a si próprio é sabedoria”

ALBERT EINSTEIN

Virginia Viñas Colmeiro

VIRGÍNIA VIÑAS COLMEIRO
EneaCoach, Especialista em Eneagrama.
Autora do Programa LOOKINGFORUS

O SIMBOLO DO ENEAGRAMA E SUA HISTÓRIA

“O simbolo di eneagrama foi dado a conhecer ao mundo moderno por George Gurdjieff, o criador de uma escola de trabalho espiritual nos arredores de Paris na década de 1930. Embora Gurdjieff utilizou este eneagrama para descrever as possibilidades do desenvolvimento humano, seu conceito do diagrama estava relacionado com a comunicação do conhecimento ancestral e o processo de “Auto trabalho” através do qual individuo adquirem conhecimento sobre a sua própria natureza mais do que com a categorização de tipos de personalidade.

A partir da década 1960, Ichazo comunicou um programa de trabalho de desenvolvimento pessoal que chamou “proto análises” que utilizou, entre muitas ideias e símbolos, o Eneagrama. Ichazo fundou na localidade de Arica o instituto Arica, originalmente situado no Chile. A escola Arica oferece formação em todo o mundo sobre vários aspectos o trabalho de Ichazo.

Cáudio Naranjo, nascido no Chile e estudante de psiquiatria nos Estados Unidos, que tinha explorado extensamente as teorias da personalidade, estudou com Ichazo e levou os ensinamentos de Icharo desenvolvendo-os, articulando os novos tipos em termos psicológicos ocidentais. Naranjo levou o seu conhecimento do sistema do Eneagrama e ao cuidado de Berkeley no principio dos anos de 1970, onde ele ensinou estudantes no contexto do seu próprio programa de trabalho de desenvolvimento pessoal.

A proposta de Eneagrama não só conjectura que existem nove arquétipos de personalidade, cujas características básicas trata descobrir, também postula que numa situação insana, stressante ou desfavorável, a pessoa pode apresentar uma desintegração, “deslocamento” ou “retrocesso “da sua atitude e temperamento básico fazia outro eneatipo bem definido. Igualmente, o trabalho pessoal, a disciplina e o crescimento pessoal levam a cada arquétipo superar algumas das suas limitações o uso abusivo das suas características do seu eneatipo produzindo uma integração o “avançar” da sua atitude fazia outro tipo bem definido.

A figura do Eneagrama entre as nove características não é outra coisa do que o caminho seguido nos deslocamentos de integração ou desintegração.”

Fonte: Wikipedia.

Historia del eneagrama

A IMPORTÂNCIA DO ENEAGRAMA PARA UM PROCESSO DE COACHING PESSOAL

O coaching é a disciplina utilizada para orientar as pessoas e grupos a alcançar objectivos estipulados por eles próprios. O coach, através de perguntas e ferramentas da PNL-Programa Neurolinguístico, promove num grupo de pessoas a clareza, o entusiasmo e a vontade necessária para entrar em acção (motivação: motivo+acção)

Os COACHES confiam que quando alguém sabe claramente o que querem, o deseja com todo seu coração e tem a vontade e perseverança para accionar a maneira mais efectiva, é muito provável que essa pessoa consiga o que propõe.

Ainda assim, os Coaches também entendem que a formula MOTIVO+ACCAO muitas vezes não é suficiente.

O Eneagrama torna-se para nós, EneaCoaches , numa extraordinária ferramenta que nos permite entender quais os mecanismos automáticos programados que a personalidade sustem e que Auto boicotam muitas vezes tentativas voluntárias da transformação.

Compreendendo estes mecanismos somos capazes de geri-los.

O Eneagrama representa para um EneaCoach o que um mapa representa para um viajante: seu caderno de roteiro.

É importante salientar que o Coaching assegure que as pessoas tem mais recursos e potencialidades daquelas que realmente conhece. Cada pessoa tem recursos, talentos e emoções que não usa.

O Eneagrama chega como um mapa de talentos e capacidades extremamente estudado e colabora a que cada pessoa ou equipa compreenda e utilize mais eficientemente os seus recursos e potencialidades.

O Eneagrama na mão de um EneaCoach converte-se numa ferramenta extremamente poderosa para administrar a transformação e o desenvolvimento pessoal.

O Eneagrama permite-nos reconhecer automaticamente as potencialidades e padrões da nossa personalidade. Tendo conhecimento disto, o EneaCoach, converte-se num excelente Guia Pessoal que acompanha a pessoa no seu caminho do desenvolvimento e crescimento pessoal

“Conhecer os outros é INTELEGENCIA, conhecer-se a si mesmo é SABEDORIA”. Albert Einstein.

SE VOCÊ GOSTAU ESTA PUBLICAÇÃO...