Estamos prontos para vivermos isto outra vez?

“Conocer a los demás es inteligencia,
conocerse a sí mismos es sabiduría”

Albert Einstein

Virginia Viñas Colmeiro

VIRGINIA VIÑAS
EneaCoach. Especialista en Eneagrama.
Autora del programa LOOKINGFORUS

dibujo eneagrama

Estamos a atravessar tempos difíceis. O Covid19 alterou por completo às nossas vidas. Estamos em crise, uma crise desconhecida. É como viver uma Guerra, onde os soldados não têm armas, não disparam e não saem a rua. Uma Guerra própria do Século XXI, onde os únicos que podem lutar são aqueles a quem os Governos não protegem: o pessoal sanitário e os científicos, ambos colectivos tantas e tantas vezes esquecidos.


O cidadão comum, como tu e eu, sofremos da falta de liberdade, algo pelo que os nossos antepassados lutaram sem descanso e dum direito que  hoje estamos privados.


É como se estivéssemos a viver dentro de um pesadelo ou bem como se fossemos os protagonistas de um filme de ficção científica.


Quem te diria a ti, que no Século XXI viverias privado(a) da tua Liberdade?


Quem te diria a ti, que leste o meu eBook e conheces a minha história, que viverias a mesma crise económica que eu vivi em 2013?


Incrível, estou a viver a segunda crise económica em menos de 10 anos…


A maior diferença, é que eu aprendi em 2013 que há duas formas de te enfrentares a este tipo de situações:


– Adaptando-te a elas e envolvendo-te nelas: Podes ficar em casa cumprindo com o que te foi pedido FICA EM CASA até isto acabar. Podes fingir que tudo está bem e que voltaremos à normalidade, sem tomar nenhum tipo de atitude, pensando que alguma coisa pode correr mal e ainda assim, ficar parado. Podes ter dias melhores e dias piores. Podes viver emocionalmente avalado a sofrer a angústia e a frustração que geram estas situações. Podes começar a brigar com os teus, com o teu companheiro(a) ou com os teus filhos, não estás habituado a conviver 24 horas sobre 24 horas com eles. Lembra-te: há duas semanas atrás, saias de manhã e só regressavas à noite. Podes continuar a pensar no que acontecerá a seguir e ainda assim, fugir de responder a essa questão. Podes passar o dia a ouvir as notícias ou nas redes sociais a partilhar publicações de critica ao Governo, aos políticos ou até ao Trump, não interessa, o que é certo é que toda a gente faz o mesmo e tu também. Porque pensarias tu em fazer diferente? Podes continuar a sobreviver em quanto esperas a que tudo volte ao normal, sem te questionar sequer, se o NORMAL voltará a ser como era antes. Podes continuar a acreditar que o teu trabalho ou a tua empresa estarão lá a tua espera para continuar a trabalhar como antes, sem alterações nem mudanças.


– Outros mudarão a sua forma de ver, sentir e agir: Garanto-te que estes ganharão a Guerra. São os que mudarão às suas vidas pessoais e profissionais, serão os que ao aproveitar a oportunidade que representa uma crise, transformarão as suas empresas e os seus trabalhos para poder viver a nova realidade que se está a construir neste preciso momento. Eles estarão preparados! Eles sabem que na crise económica de 2008 a 2013, 74 empresas por dia apresentavam falência e decidiram que essa não seria a sua realidade. Eles decidiram MUDAR!
Há uma maravilhosa frase de Albert Einstein, que deves recordar do meu eBook que diz: “Não podemos sair da grave crise na que estamos mergulhados, com o mesmo pensamento que a produziu”.


É verdade, quando vivi a crise financeira na minha empresa adaptei-me a ela de tal forma, que não dei conta de que estava a perder o ar, de que estava a perder a minha autoestima e a minha própria família. Aquela realidade fez-me deixar de acreditar em mim e nas minhas capacidades para reconstruir a minha vida, para reinventar-me!


Passei uma crise financeira que me ARREBATOU TUDO:


– A minha liberdade
– A minha segurança financeira
– A minha autoestima
– E quase o meu casamento.

SEI MUITO BEM o que é viver uma crise!
Felizmente também sei como SAIR DELA!

E TU? Como estás a viver isto tudo?

Continuaremos em contacto. Fica em casa, fica seguro e tudo vais sair bem!
Toma conta de ti e dos teus!

SE VOCÊ GOSTAU ESTA PUBLICAÇÃO...